2018

As atividades do Planejamento enviadas ao CLAA para 2018 estão no anexo 

 

Principais projetos para 2018

Guia de Sobrevivência / Mostra de Profissões: Estimular o ingresso de alunos nos cursos de administração e facilitar a adaptação dos alunos ingressantes nos cursos de administração. Aumentar o conhecimento do Grupo PET entre os alunos destes cursos. Divulgar e aprimorar o Manual do Aluno, desenvolvido pelo Grupo PET.

Coleta Seletiva na UFES: Este projeto tem um horizonte de tempo de pelo menos 5 anos, tendo início em 2017. Assim, o que está apresentado aqui como objetivo, refere-se ao ano de 2018. Esta atividade tem dois projetos (vertentes) distintos e complementares. O primeiro está mais voltado para a extensão onde pretende-se fazer o planejamento: da abrangência da coleta seletiva (toda a UFES ou áreas específicas); do meio de transporte até as associações e; da identificação do material coletado na UFES. O segundo refere-se à pesquisa sobre o comportamento do consumidor (comunidade acadêmica em geral), no que se refere à sua participação como gerador dos resíduos que serão coletados. É importante destacar que é fundamental o apoio da UFES e da PMV para o desenvolvimento desta atividade. Vale destacar que em 2017 já foram encontradas dificuldades de operacionalização do projeto de extensão, por restrições orçamentárias da UFES.

Apoio União Falciforme: Auxiliar a Sandra e o HEMOES a formalizar e legalizar a União Falciforme. Fornecer suporte administrativo à empresa União Falciforme. Auxiliar na criação de canais de vendas e de distribuição, assim como Marketing mídia e publicidade.

Apoio às Associações de Catadores de Material Reciclável: Avaliar as principais causas das restrições ao aumento da produtividade dos associados, com objetivo de reduzir ou eliminar essas restrições, aumentando assim a produtividade e por consequência, a renda dos associados.
 
Petiando o Vest: Contribuir para o ingresso desses alunos na graduação e proporcionar um melhor conhecimento sobre determinadas carreiras.
 
Causas de Reprovação em Matemática nos Cursos de Administração: A pesquisa visa estudar as causas da reprovação dos discentes da disciplina de matemática, de modo que, ao se conhecer as deficiências desse público, os dados possam servir como objeto de estudo na elaboração de projetos de melhoria do curso. Como objetivo geral, almeja verificar os motivos da reprovação dos acadêmicos matriculados no curso de graduação em administração da UFES. Especificamente busca identificar os fatores que influenciam na causa da aversão ou afinidade pela matemática, assim como a dificuldade e interesse. Além disso, busca identificar o perfil do estudante que reprova e do que não reprova e realizar um estudo comparativo entre ambos.
 
Apoio à Feira de Artesanato de Guarapari: Criar um plano de marketing para os comerciantes da feira, que alegam a falta de consumidores nos períodos de baixa estação.
 
Comunicação com os não Petianos: Melhorar o processo de comunicação com os alunos dos cursos de administração e com a comunidade em geral.
 
Opção pelo Trabalho em Cooperativa: Descrever aspectos simbólicos relacionados ao espaço para os catadores de materiais recicláveis que trabalham nas cooperativas do município de Vitória (ES), com foco nas associações AMARV e ASCAMARE (com a tutoria da professora Letícia Fantinel do departamento do curso de Administração).
 
Avaliação de Desempenho: Avaliar o desempenho de cada petiano no PET, incluindo o cumprimento do regimento, frequência nas reuniões e nos eventos e o desempenho nos projetos realizados.
 
Curso de Planilha Eletrônica: Dar uma formação mais completa que torne o estudante um profissional mais competitivo e qualificado.
 
Eventos integradores dos grupos PET no âmbito da UFES (Inter PET / PET itinerante/ Sudeste PET / ENAPET/ InterADM / Mobiliza PET): Inter PET: melhorar a organização das atividades realizadas em conjunto pelos grupos da UFES e favorecer as discussões sobre o Programa de Educação Tutorial dentro da comunidade acadêmica. - Dia PET: discutir e deliberar sobre questões pertinentes ao programa (em todos os níveis: local, regional e nacional), além de promover a integração entre os grupos. - PET Itinerante: debate sobre a formação crítica, cidadã e sociopolítica do/a petiano/a.-SudestePET:evento organizado pelos PETs em nível regional com a finalidade de discutir os problemas e encaminhamentos e promover a discussão dos trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos(as) petianos(as). - ENAPET: reunião anual dos grupos do Programa de Educação Tutorial em nível nacional - InterADM: organização de atividades conjuntas com os dois centros acadêmicos dos cursos de administação (CALAD e CALAN), com a EJCAD, com a AtléticaADM, e com as coordenações dos cursos. - Mobiliza PET: participação nesta mobilização, juntamente com outros Programas de Educação Tutorial (PET) do Brasil, onde são debatidas e apresentadas importantes reivindicações para a permanência e funcionamento dos GRUPOS PET.
 
Integração com outros grupos PET da UFES: Melhorar o processo de integração de todos os alunos do PET CONEXÕES ADM com os outros grupos PET da UFES. Ampliando sua base de conhecimento acerca dos projetos desenvolvidos. Como desdobramento das visitas iniciais, pretende-se identificar possibilidades de desenvolvimento de projetos conjuntos com outros grupos PET.
 

Quer saber mais detalhes destes projetos? Procure o PET, estamos empenhados em apresentar o que estamos desenvolvendo.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910